Gestor público: você precisa ter essas 5 competências

O gestor público é responsável por gerir empresas e instituições públicas. Esse profissional é um personagem importante dentro do cenário político, isso porque é ele que cuida da formulação e implementação de políticas públicas de gestão a fim de contribuir para o bem estar coletivo. Se você pensa em entrar no setor, continue no post para descobrir as competências necessárias de um gestor público. 

Qual o papel do gestor na administração pública?

Em palavras simples, o gestor público trabalha em prol da sociedade. Logo, é uma profissão que exige transparência, ética, responsabilidade e excelência para alinhar as funções com a finalidade de gerar impacto social.

Dentre as funções básicas exercidas por um administrador público, em resumo, são:

  • Gerenciar as equipes de trabalho que atuam direta ou indiretamente com órgãos públicos, oferecendo as condições necessárias para a busca dos resultados;
  • Elaborar, planejar e colocar em prática políticas públicas que atendam às principais necessidades da população;
  • Controlar o orçamento disponível, definindo as demandas prioritárias e a divisão de recursos entre os setores;
  • Desenvolver estratégias de conservação e aproveitamento do patrimônio público, tendo a transparência como um de seus principais pilares;
  • Acompanhar o desempenho da instituição avaliada, examinando todos os aspectos que podem ser otimizados para melhorar as performances.

O gestor público tem o papel de ser um solucionador de problemas para o país. Em suma, as políticas públicas são atividades ligadas ao planejamento e execução das ações das esferas Municipais, Estaduais e Federais, dos mais diversos âmbitos do Governo: habitação, transporte, educação, meio ambiente saúde, lazer, segurança e assistência social.

Em conclusão, a maior responsabilidade desempenhada do profissional é estabelecer metas e encaminhar soluções para resolver os problemas sociais e todas as demandas de uma instituição pública.

Quais as competências de um gestor público?

Num estudo realizado acerca do servidor público, Maciel e Gonçalves (2009) listaram 17 competências que acham necessárias para o profissionalismo e sucesso de um gestor público. Abaixo listamos as 5 competências principais, confira:

1. Orientação a resultados: Capacidade de concretizar os objetivos propostos, quantitativa e qualitativamente, nos prazos requeridos, a partir dos recursos disponíveis, sendo criativo perante as dificuldades; 

2. Gestão da Mudança: Capacidade de conduzir processos de mudança em sua área de atuação, esclarecendo a equipe sobre os objetivos e resultados esperados e mobilizando-a na direção de novas posturas;

3. Gestão de Pessoas: Capacidade e disposição para liderar, identificar talentos e apoiar as ações de desenvolvimento da equipe, mediante a análise contínua do nível de competência de cada colaborador;

4. Legislação: Capacidade de dominar e aplicar efetivamente os conhecimentos de legislação pertinentes à sua área de atuação;

5. Planejamento: Capacidade de definir objetivos, estratégias, metas e resultados para sua área de atuação, gerenciando sua implementação efetiva, considerando as diretrizes gerais do ministério e o impacto de suas decisões em curto, médio e longo prazo.

Como se tornar um gestor público?

Primeiramente, a área da administração pública não é para iniciantes, pois além de assumir grande responsabilidade, é imprescindível saber lidar com gestão de crise, estar preparado para lidar com riscos e ter autocontrole emocional. 

Se você pretende ingressar no mercado, disponha de um espírito de liderança, carisma, flexibilidade, inteligência e sensibilidade.

Antes de tudo, quem escolhe essa profissão precisa estar sempre antenado sobre economia e política e, é claro, ter em mente as melhores práticas de gestão do mercado alinhado com o espírito de trabalho em equipe.

Após todas as informações que você leu até aqui e continua se identificando com a carreira que tem como objetivo principal as leis e suas definições, então se atente para as opções de cursos profissionais para atuar na área:

  • Tecnólogo em Gestão Pública
  • Bacharel em Administração/Administração Pública
  • Bacharel em Ciências Contábeis
  • Bacharel em Direito

Independentemente da escolha de qualquer um dos cursos acima, todo e qualquer bacharel em gestão de políticas públicas, precisará dominar conhecimentos adquiridos ao longo do aprendizado dos cursos em evidência, sendo eles:

  • Contabilidade
  • Sustentabilidade
  • Sistemas de informação na gestão pública
  • Marketing
  • Fundamentos da administração e modelos de gestão
  • Economia
  • Sociologia
  • Métodos e técnicas de pesquisa
  • Direito constitucional
  • Fundamentos da administração pública
  • Ciências políticas
  • Ética geral e profissional para administração pública
  • Economia do setor público
  • Economia brasileira contemporânea
  • Cultura política brasileira
  • Governo eletrônico
  • Controladoria e governança no setor público
  • Gestão de operações e qualidades nos serviços públicos

É válido ressaltar que dominando os tópicos acima, o profissional poderá atuar com consultoria, assessoria, planejamento, política e projetos sociais em diversos setores públicos: empresas, órgãos e instituições municipais, estaduais e federais, no poder público não estatal e empresas privadas que desenvolvem projetos em parceria com o poder público, como as ONGs e ainda podem atuar no setor acadêmico. 

Um gestor público também pode prestar concurso. Com suas habilidades e competências acadêmicas, ele terá vantagem e sairá na frente de outros concorrentes devido sua grade curricular com as matérias ligadas à Legislação.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram