O gestor público é responsável por gerir empresas e instituições públicas. Esse profissional é um personagem importante dentro do cenário político, isso porque é ele que cuida da formulação e implementação de políticas públicas de gestão a fim de contribuir para o bem estar coletivo. Se você pensa em entrar no setor, continue no post para descobrir as competências necessárias de um gestor público.
Qual o papel do gestor na administração pública?
Em palavras simples, o gestor público trabalha em prol da sociedade. Logo, é uma profissão que exige transparência, ética, responsabilidade e excelência para alinhar as funções com a finalidade de gerar impacto social.
Dentre as funções básicas exercidas por um administrador público, em resumo, são:
- Gerenciar as equipes de trabalho que atuam direta ou indiretamente com órgãos públicos, oferecendo as condições necessárias para a busca dos resultados;
- Elaborar, planejar e colocar em prática políticas públicas que atendam às principais necessidades da população;
- Controlar o orçamento disponível, definindo as demandas prioritárias e a divisão de recursos entre os setores;
- Desenvolver estratégias de conservação e aproveitamento do patrimônio público, tendo a transparência como um de seus principais pilares;
- Acompanhar o desempenho da instituição avaliada, examinando todos os aspectos que podem ser otimizados para melhorar as performances.
O gestor público tem o papel de ser um solucionador de problemas para o país. Em suma, as políticas públicas são atividades ligadas ao planejamento e execução das ações das esferas Municipais, Estaduais e Federais, dos mais diversos âmbitos do Governo: habitação, transporte, educação, meio ambiente saúde, lazer, segurança e assistência social.
Em conclusão, a maior responsabilidade desempenhada do profissional é estabelecer metas e encaminhar soluções para resolver os problemas sociais e todas as demandas de uma instituição pública.
Quais as competências de um gestor público?
Num estudo realizado acerca do servidor público, Maciel e Gonçalves (2009) listaram 17 competências que acham necessárias para o profissionalismo e sucesso de um gestor público. Abaixo listamos as 5 competências principais, confira:
1. Orientação a resultados: Capacidade de concretizar os objetivos propostos, quantitativa e qualitativamente, nos prazos requeridos, a partir dos recursos disponíveis, sendo criativo perante as dificuldades;
2. Gestão da Mudança: Capacidade de conduzir processos de mudança em sua área de atuação, esclarecendo a equipe sobre os objetivos e resultados esperados e mobilizando-a na direção de novas posturas;
3. Gestão de Pessoas: Capacidade e disposição para liderar, identificar talentos e apoiar as ações de desenvolvimento da equipe, mediante a análise contínua do nível de competência de cada colaborador;
4. Legislação: Capacidade de dominar e aplicar efetivamente os conhecimentos de legislação pertinentes à sua área de atuação;
5. Planejamento: Capacidade de definir objetivos, estratégias, metas e resultados para sua área de atuação, gerenciando sua implementação efetiva, considerando as diretrizes gerais do ministério e o impacto de suas decisões em curto, médio e longo prazo.
Como se tornar um gestor público?
Primeiramente, a área da administração pública não é para iniciantes, pois além de assumir grande responsabilidade, é imprescindível saber lidar com gestão de crise, estar preparado para lidar com riscos e ter autocontrole emocional.
Se você pretende ingressar no mercado, disponha de um espírito de liderança, carisma, flexibilidade, inteligência e sensibilidade.
Antes de tudo, quem escolhe essa profissão precisa estar sempre antenado sobre economia e política e, é claro, ter em mente as melhores práticas de gestão do mercado alinhado com o espírito de trabalho em equipe.
Após todas as informações que você leu até aqui e continua se identificando com a carreira que tem como objetivo principal as leis e suas definições, então se atente para as opções de cursos profissionais para atuar na área:
- Tecnólogo em Gestão Pública
- Bacharel em Administração/Administração Pública
- Bacharel em Ciências Contábeis
- Bacharel em Direito
Independentemente da escolha de qualquer um dos cursos acima, todo e qualquer bacharel em gestão de políticas públicas, precisará dominar conhecimentos adquiridos ao longo do aprendizado dos cursos em evidência, sendo eles:
- Contabilidade
- Sustentabilidade
- Sistemas de informação na gestão pública
- Marketing
- Fundamentos da administração e modelos de gestão
- Economia
- Sociologia
- Métodos e técnicas de pesquisa
- Direito constitucional
- Fundamentos da administração pública
- Ciências políticas
- Ética geral e profissional para administração pública
- Economia do setor público
- Economia brasileira contemporânea
- Cultura política brasileira
- Governo eletrônico
- Controladoria e governança no setor público
- Gestão de operações e qualidades nos serviços públicos
É válido ressaltar que dominando os tópicos acima, o profissional poderá atuar com consultoria, assessoria, planejamento, política e projetos sociais em diversos setores públicos: empresas, órgãos e instituições municipais, estaduais e federais, no poder público não estatal e empresas privadas que desenvolvem projetos em parceria com o poder público, como as ONGs e ainda podem atuar no setor acadêmico.
Um gestor público também pode prestar concurso. Com suas habilidades e competências acadêmicas, ele terá vantagem e sairá na frente de outros concorrentes devido sua grade curricular com as matérias ligadas à Legislação.